2008-09-19

Casa Santos Cruz


O programa
Uma implantação simples, um lote exíguo e definido.
Cumprindo a implantação, a proposta resume-se em três pisos de habitação sendo uma cave destinada a garagem e lavandaria.
No piso térreo, a área mais social e de serviços.
No piso superior, quatro quartos com os respectivos sanitários.
O conceito
Cumprindo o programa, logo se definiu a volumetria tendo como intenção abrir o mais possível o piso social ao pouco logradouro existente e fechar o piso superior, levando assim à escolha de dois materiais, sugerindo pelo valor cromático textura e expressão a colocação da madeira no piso superior, mais acolhedor, mais quente, como que se de um invólucro se tratasse. O alumínio no piso térreo com aberturas máximas e encerramento do vãos ao mesmo material, como que uma película se tratasse aberta para um espaço de jardim.

De um bloco rígido, a imagem de um caixote que encerra uma encomenda, tapada por uma manta de madeira em forma de estrado.
Um reguado aberto em cortina ventilada com um tratamento de envelhecimento e estabilização da madeira. Nas frentes a repetição desta imagem em régua mais aberta para maior transparência em portadas hidráulicas permitindo uma privacidade do interior e defesa à exposição solar.
O alumínio no piso térreo repete a ideia do reguado superior de madeira, numa película mais fria e mais ligada à água, aberta para um espaço de jardim exíguo. Um ou outro pano em material pétreo vai organizando o espaço interior deixando ler a totalidade do espaço de habitação não tocando por isso nos tectos contínuos e fustigados de pontos de iluminação que confundem a métrica das divisões. Os painéis de correr foram tema insistente, dada a versatilidade e amplitude visual que conferem ao espaço apesar de tudo reduzido. Um ou outro pormenor de madeira consequência de uma cada vez maior atenção à verdade e naturalidade do material, os malhetes, meio fio, esquadrias, juntas, ligações de materiais assumidas, de uma forma quase ingénua tem sido uma constante mas consciente atitude nas minhas obras.

Outros
Uma ou outra parede de mármore com estereotomia cuidada, contrasta com a leveza do alumínio.
O pormenor em soalho tradicional junta aberta, uma escada que lembra a ligação com os palheiros rústicos e um ou outro apontamento da casa de chá do Siza Vieira, paredes soltas em planos que se destacam, e painéis de vidro conferem à habitação um espaço leve, amplo, transparente e de simplicidade que se pretendia.

Sem comentários: